Um exército contra o pecado!
A liturgia do 1º domingo da quaresma nos apresenta a tentação do diabo a Jesus. E também nos apresenta leituras sobre profissão de fé.
Vamos fazer uma reflexão rápida sobre essa liturgia:
Jesus é a cabeça da igreja e nós somos o corpo e o que une o povo de Deus em igreja é a nossa fé. Certo?
Assim, como a cabeça (Cristo) foi tentada, também o corpo (igreja) é tentado. Principalmente neste tempo da quaresma, a nossa carne será muito tentada. Pois neste período a igreja se une universalmente para fazer penitência e lutar ativamente contra o pecado. Da mesma forma que Jesus lutou contra o pecado os 40 dias no deserto.
Jesus é o único capaz de vencer o pecado! Ninguém mais é capaz de vencer o pecado sozinho. Por isso nós nos unimos como igreja à Cristo através da nossa profissão de fé.
Não se deixe ser tentado sozinho, meu irmão, minha irmã. Está certo que nós devemos abraçar a nossa cruz, mas também é certo que não conseguimos carregar a nossa cruz sozinhos.
E este é o tempo de nos ajudarmos mutuamente a carregar as nossas cruzes juntos, tanto a igreja militante aqui na terra, quanto a igreja triunfante, com os anjos e santos no céu. Sempre nos unindo a Cristo que é o crucificado.
Portanto, professemos a nossa fé, nos unamos, nos coloquemos com os joelhos no chão, em ordem de batalha e façamos dessa quaresma uma verdadeira marcha do exército de Cristo contra o pecado.
Se for tocar/cantar na missa deste 1º domingo da quaresma, clique no link abaixo para conferir as nossas sugestões de músicas.
>>Sugestões de música para a missa do 1º domingo da quaresma
E se for cantar o salmo, também gravamos uma melodia que pode te ajudar, confira aqui:
>>Melodia para o SALMO 90 - EM MINHAS DORES, Ó SENHOR, PERMANECEI JUNTO DE MIM!
Uma santa e abençoada quaresma
Gustavo