"Eu sou o pão que desceu do céu"
Desde sempre a Igreja ensina que Jesus é humano e divino. Ela dá a isso o nome de união hipostática. Está palavra deriva-se de Hipóstase (em grego antigo: ὑπόστᾰσις - hypostasis, "substância"), é um termo grego que pode se referir à natureza de algo, ou a uma instância em particular daquela natureza.
No evangelho deste próximo domingo (08/08/2021), os Judeus não estavam entendendo quando Jesus disse que é o Pão do Céu.
"Não é este Jesus, o filho de José? Não conhecemos seu pai e sua mãe? Como então pode dizer que desceu do céu?"
Existe uma analogia que até mesmo Jesus fez aos Judeus, lembrando do povo que fugia do Egito e recebia o Maná descido do Céu. Assim como eles precisavam de sustento para continuar, Jesus é o sustento para nossas vidas através da Eucaristia.
De certo Jesus não veio como uma mágica, já em idade adulta, descendo dos céus! Mas veio como um de nós, sofrendo tudo o que poderíamos sofrer e até mais quando suou sangue.
Muitas vezes somos como aqueles Judeus que duvidaram! E de fato é difícil ter fé, como foi para eles, porém graças a igreja, podemos amparar e respaldar nossas convicções.
Que ao subir da Eucaristia, possamos nos lembrar de Jesus falando àquele povo, e se alegrar por fazer parte de uma geração que pode se alimentar do que já foi o Maná e hoje é nossa certeza de vida eterna.
Se você for tocar/cantar essa missa do 19º domingo do tempo comum - Ano B, aqui estão as nossas sugestões de músicas:
>> Sugestões de música para a missa do 19º domingo do tempo comum - Ano B
E se for cantar o salmo, temos três sugestões de melodia que podem te ajudar, confira aqui:
>> 2ª Sugestão de Melodia para o SALMO 33 (34) - PROVAI E VEDE QUÃO SUAVE É O SENHOR! (Paulo Neto)
Que Deus nos abençoe!
Maikon Máximo