Quem são a mãe e os irmãos de Jesus?
O evangelho do próximo domingo (10/06/2018) nos trás duas questões importantes e necessárias de serem resolvidas.
- Pecado conta o Espírito Santo.
- Parentes que aparentemente Jesus teria rejeitado.
Antes disso vamos ao início do evangelho que informava que Jesus saia pregando nas sinagogas e expulsando os demônios.
O fato despertava tanto entusiasmo entre o povo, que os escribas -incrédulos e perversos-, sem poder negar tal evidência e não querendo reconhecer em Jesus o Messias, atribuem o Seu poder à influência de Belzebu.
Jesus então os rebate dizendo que Satanás não o expulsaria a si mesmo e que um reino que se divide não se mantém! Logo, é pelo poder divino que o fazia.
Então Jesus fala sobre o pecado que não é perdoado! O pecado conta o Espírito Santo.
Segundo Santo Tomás de Aquino para se consumar esse terrível pecado é necessária a pura malícia. Ou seja, se por falta de conhecimento alguém tivesse uma visão deturpada sobre Deus, então não cometeu esse pecado.
Comete esse pecado aqueles que conhecendo o Amor e bondade de Deus, o rejeitaram e negaram conscientemente. Também sendo necessário constância e obstinação nessas malditas resoluções.
Tais pecados são:
1) Desespero de salvação, quando a pessoa, como Judas, não pede perdão porque considera que Deus é incapaz de perdoá-lo. E não pedindo perdão, não é perdoado.
2) Presunção de salvação sem merecimentos, quando a pessoa se julga já salva, e, por isso, se recusa a pedir perdão a Deus.
3) Negar a verdade conhecida como tal, quando o pecador de tal modo se entrega conscientemente à mentira a ponto de acabar acreditando na mentira como verdade, e, por isso, recusa até a evidência da verdade. Era o pecado dos fariseus que viam Cristo fazer milagres, e os negavam, apesar de vê-los. Não havia então modo de convertê-los.
4) Ter inveja das mercês que Deus fez a outrem. Isto é, ter raiva de que Deus, por amor, tenha dado alguma graça a outros, e não a nós. Desse modo se odeia a bondade de Deus, que é o Espírito Santo.
5) Impenitência final. Quando a pessoa recusa o perdão de Deus na hora da morte, recusando os sacramentos impiamente.
Contra o Espírito Santo não tem perdão, porque a pessoa não quer pedir perdão por eles, porque nem os considera pecados. Ninguém confessa pecado contra o Espírito Santo. Se uma pessoa vai confessar ter cometido pecado contra o Espírito Santo, é sinal claro que não cometeu esse pecado, porque, se o tivesse cometido, não pediria nunca perdão por ele.
O outro ponto de análise é o fato de Jesus falar sobre seus parentes e Mãe!
Então lhe disseram: "Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura". Ele respondeu: "Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?" E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: "Aqui estão minha mãe e meus irmãos."
E sobre este ponto deixo aqui a explicação de Santo Agostinho.
"O Senhor indica assim, o parentesco espiritual que o liga ao povo por ele redimido. Conta como irmão e irmã a todos os homens e a todas as mulheres que se tornam santos, por serem seus co-herdeiros na herança celestial. Sua mãe é a Igreja inteira, pois, pela graça de Deus, ela dá à luz os seus membros que são os fiéis.
Além do mais, sua mãe é ainda toda alma piedosa que cumpre a vontade de seu Pai e cuja fecundíssima caridade manifesta-se naqueles que ela gera para ele, até que o próprio Cristo seja neles formado. (Gl 4,19)
Portanto, Maria ao fazer a vontade de Deus é, corporalmente, só a mãe de Cristo; mas, espiritualmente, é também a sua mãe e irmã." e ainda: “Logo, isso acontece com Maria, visto que ela sempre está a fazer a vontade do Pai.(...)”
(A virgindade consagrada V,5, Agostinho, Santo, A Virgem Maria - Cem textos Marianos com comentários, Paulus, 3a. ed., Pág. 54)
Se for preparar músicas para a missa do 10º domingo do tempo comum - Ano B. Aqui estão as nossas sugestões:
>>Sugestões de música para a missa do 10º domingo do tempo comum - Ano B
E se for cantar o salmo, também gravamos uma melodia que pode te ajudar, confira aqui:
>>Melodia para o SALMO 129 - NO SENHOR TODA GRAÇA E REDENÇÃO!
Que Deus nos abençoe!
Maikon Máximo