Pertencemos à igreja de Cristo

A liturgia deste 5o domingo do tempo pascal nos convida a refletir sobre a igreja de Cristo, nos convida a sermos comunidade em Cristo.

Somos chamados a fazer parte da igreja criada por Jesus, que caminha em direção a Cristo e que é suportada pelo Espírito Santo. A igreja que nasceu e vive por Cristo, com Cristo e em Cristo.

Na primeira leitura deste domingo podemos observar algumas características do princípio da nossa Santa Igreja Católica, e que perpetuam pelos séculos:

  • É uma comunidade santa, embora seja formada por pecadores;
  • Todos colaboram para a evangelização, trabalhando em comunidade e colocando seus dons a serviço do próximo;
  • É hierarquicamente bem estruturada;
  • O diálogo e o perdão é o exercício da autoridade;
  • É animada pelo Espírito Santo e recebe do Espírito a força de ser testemunha de Jesus;

A segunda leitura se refere à igreja como um templo em que somos "pedras vivas" e Cristo é a "pedra angular", que foi rejeitada pelos homens mas é honrada por Deus. Nós somos apontados como o povo escolhido e devemos viver esse chamado à santidade com obediência aos planos de Deus e amor aos nossos irmãos.

Mas vós sois a raça escolhida, o sacerdócio do Reino, a nação santa, o povo que ele conquistou para proclamar as obras admiráveis daquele que vos chamou das trevas para a sua luz maravilhosa. (1Pd 2,9)

O Bom Pastor

Essas características da igreja são confirmadas no Evangelho, que nos apresenta Jesus como o Caminho, a Verdade e a Vida.

Jesus é o "Caminho", basta observarmos o modelo de vida que ele nos deixou e nos ensinou, com obediência ao Pai e amor ao próximo. Ele é a "Verdade" e a "Vida", a meta e a origem, nosso objetivo e sustento.

Neste evangelho (Jo 14, 1-12) Jesus deixa um modelo real de comunidade perfeita: a Santíssima Trindade. A perfeição de comunidade unida em amor onde quem vê o Filho, vê o Pai e o Espírito Santo.

A esperança deixada neste evangelho é a promessa de Jesus de participarmos com Ele dessa comunidade perfeita, na glória de Deus. Ele deixou claro a fórmula para alcançarmos essa honra da Santidade, mas só conseguimos enxergar com os olhos da fé.

Por isso é muito importante sempre pedirmos Fé em nossas orações! É a fé que ilumina o "mapa" para a Santidade. Sem fé ficamos na escuridão, sem rumo ou direção.

No link abaixo você encontra as nossas sugestões de músicas para este 5º domingo do tempo pascal.

>>Sugestões de música para a missa do 5º domingo do tempo pascal

Se for cantar/tocar o salmo, temos uma sugestão de melodia. Confira no link abaixo.

>>SALMO 32 - SOBRE NÓS VENHA, SENHOR, A VOSSA GRAÇA, DA MESMA FORMA QUE EM VÓS NÓS ESPERAMOS!

Que a paz de Cristo esteja contigo. Boa páscoa!

Gustavo

Sugestões pelo dia da missa!

Estamos no facebook

Garanta já a sua vaga?

Servir ao Senhor é uma grande honra oferecida pelo Espírito Santo através dos nossos dons, no nosso caso, a música!

Qual o dia da missa?

Telegram!


Quer ficar mais próximos de nós? Participe do nosso canal no Telegram!

Um lugar onde nós dividimos aprendizados, ideias, dicas, reflexões sobre a liturgia e as músicas apropriadas para as missas.

Garanta já a sua vaga?