Ressuscitemos a nossa fé!

Quando Jesus morreu e foi sepultado, naquele sepulcro não foi sepultado apenas o corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo, a fé de todos foi sepultada com ele. Só a fé de Maria Santíssima ficou intacta. Mas, fora ela, a fé sumiu da face da terra durante, pelo menos, três dias.

Entretanto, mesmo após a ressureição de Jesus muitos não tiveram fé suficiente para crer em quem Ele era. O evangelho deste 3o domingo do tempo pascal deixa bem evidente como estava a fé das pessoas (mesmo Santos) naqueles dias.

O evangelho começa com dois discípulos de Jesus indo para Emaús, ou seja, caminho contrário ao que Jesus fazia antes de sua paixão. Jesus ia para Jerusalém, e agora esses discípulos estavam voltando.

Estes discípulos estavam desencantados, eles tiveram fé, creram, enquanto Jesus estava com eles, realizando sinais sobrenaturais em milagres e em palavras. Mas após a morte de Jesus todo esse entusiasmo também morreu e eles estavam meio perdidos.

A fé nos obriga a ser fieis principalmente de olhos fechados, ou seja sem enchergar o que está ao nosso redor, visível apenas aos olhos humanos. A fé é o nosso olho para a presença sobrenatural de Deus.

É engraçado! Às vezes para conseguirmos enchergar com os olhos da fé, nós precisamos fechar os nossos olhos de carne.

Aqueles discípulos da viagem para Emaús, tiveram a presença de Jesus conversando com eles. Mas eles não o viram, pois estavam sem fé. Eles conversaram com Jesus e até argumentaram racionalmente explicando para Jesus, num tom de desolação, quem era o próprio Jesus antes dele morrer.

Caminho para emaús

Jesus explicou para esses dois discípulos toda a escritura que falava Dele mesmo. Deixou claro que Ele (Jesus) era a chave para entender toda a escritura. Os discípulos compreenderam racionalmente tudo o que Jesus disse. Mas como não tinham ainda ressuscitado a fé deles, não perceberam quem era o próprio Jesus que estava com Eles durante todo o caminho. Foram perceber somente no final do dia, quando Jesus pertiu o pão.

Penso que a leitura do evangelho da liturgia deste domingo é a chave para entender a Biblia inteira! É muito importante percebermos os detalhes. O Ressuscitado está presente desde o início dos tempos, Ele é o alfa e o ômega, o início e o fim.

Não adianta pronunciar passagens da Bíblia sem perceber a presença de Jesus. Mas para entender tudo sobre as escrituras, sobre nós, a nossa existência e sobre tudo, precisamos ressuscitar a nossa fé!

Se for tocar/cantar na missa deste 3º domingo do tempo pascal, clique no link abaixo para conferir as nossas sugestões de músicas.

>>Sugestões de música para a missa do 3º domingo do tempo pascal

Se for cantar/tocar o salmo, temos uma sugestão de melodia. Confira no link abaixo.

>>SALMO 15 (16): VÓS ME ENSINAIS VOSSO CAMINHO PARA A VIDA; JUNTO DE VÓS FELICIDADE SEM LIMITES

Boa páscoa!

Gustavo

Sugestões pelo dia da missa!

Estamos no facebook

Garanta já a sua vaga?

Servir ao Senhor é uma grande honra oferecida pelo Espírito Santo através dos nossos dons, no nosso caso, a música!

Qual o dia da missa?

Telegram!


Quer ficar mais próximos de nós? Participe do nosso canal no Telegram!

Um lugar onde nós dividimos aprendizados, ideias, dicas, reflexões sobre a liturgia e as músicas apropriadas para as missas.

Garanta já a sua vaga?